O que são as 4 Keys?

Recentemente, tenho ouvido relatos de amigos que trabalharam na Disney (ex-cast members), sobre peculiares entrevistas de emprego.

É claro que quem trabalhou em uma empresa como a Disney não deixa de registrar isso em seu próprio currículo.

Acontece que, durante essas entrevistas, perguntas sobre as regras básicas de um cast member têm sido lembradas. “Me diga uma situação em que você aplicou uma das 4 keys?”.

Não é uma surpresa como a maneira Disney lida com seus clientes tenha atravessado o Oceano Atlântico e chegado até nós.

Essa forma de acolhimento realmente deixa um impacto considerável aos visitantes dos parques, a viagem se torna uma experiência memorável muito graças à qualidade do atendimento por lá.

É por isso que somos chamados de cast members, é por isso que quando estamos trabalhando estamos onstage, em cima do palco nos apresentando ao público, agregando ao show que está ocorrendo em todos os parques, em todos os hotéis, durante toda a semana.

Se não estamos na área de trabalho, estamos backstage, nos bastidores do espetáculo.

É uma cultura que pode parecer clichê para quem não conhece, mas é a base que sustenta todo o atendimento ao cliente de muito sucesso que inspira empresas em todo o mundo.

Mas afinal, o que são as 4 keys?

As quatro regras básicas direcionadas a todos cast members

As 4 keys consistem no alicerce da qualidade de atendimento ao cliente que a Disney vem adotando há anos e anos.

As chaves formam as diretrizes, em ordem decrescente de importância, que todo cast member deve seguir em sua área de trabalho. São as seguintes:

1- Safety: a segurança do cliente está acima de tudo. A prática de comportamentos seguros é a principal diretriz a ser seguida. A iniciativa de ações do cast member para que a segurança seja prioridade é indispensável, deixando esclarecido o seu direito de falar alto e claro para garantir a segurança dos outros.
2- Courtesy: sempre tratar o cliente da maneira mais educada possível, expressando uma imagem e energia positivas. O respeito deve ser adotado, não importa a idade do cliente. O cast member vai além para superar as expectativas do cliente.
3- Show: permanecer no personagem e  desempenhar seu papel dentro do espetáculo. A cultura aqui é diferente, pois trata o cast member como parte de um elenco, de uma peça a ser apresentada ao público. Isso também significa deixar a sua área de trabalho limpa, preparada e bem apresentável ao cliente durante todo o tempo.
4- Efficiency: por último, é necessário realizar suas atividades da maneira mais eficiente possível, para que os clientes tirem o máximo de suas visitas. É saber usar seu tempo e recursos de maneira coerente para que o fluxo de sua operação seja organizado e preparado para qualquer circustância.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s